Notícias Artigos

Contagem regressiva para o Carnaval 2024

Especialistas da ESPM estão disponíveis para contribuir com pautas sobre o Carnaval 2024

Autor: Joana TchianFonte: A Autora

Uma das datas comemorativas mais aguardadas pelo povo brasileiro é o Carnaval. Neste ano, ele acontecerá entre os dias 12 e 13 de fevereiro de 2024, período importante para os setores de varejo, marketing, eventos, hotelaria, restaurantes e muitos outros.

Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), os estabelecimentos podem faturar até 15% a mais do que em 2023, o que mostra que o período de folia traz bastante movimentação econômica para os setores do mercado.

Os especialistas da ESPM em diversas áreas - economia, varejo, comportamento do consumidor, finanças, marketing, eventos, e outras - estão disponíveis para comentar pautas sobre o Carnaval 2024.

Abaixo, sugestões de temas e porta-vozes que estão à disposição para colaborar sobre o assunto.

Economia

Os impactos na economia com o Carnaval

Especialistas: Alexandre Ripamonti, Carlos Berti (economia)

Cuidados em compras de produtos/acessórios de carnaval em sites internacionais e o acréscimo de impostos

Especialista: Alexandre Ripamonti (impostos e finanças)


Comportamento

Educação financeira nas compras durante o Carnaval

Especialista: Fábio Pesavento (Economia e Conjuntura Econômica)

Paula Sauer (educação financeira e economia comportamental)

José Carlos Rodrigues (psicologia do consumo)

Dicas de como economizar no Carnaval

Especialista: Paula Sauer (economia comportamental e criativa)

E-commerce e segurança digital

Especialistas: Carlos Rafael (Segurança Digital / 5G / inteligência artificial)

Humberto Sandman (Segurança Digital)

Como as marcas podem tomar conta do espaço online durante datas de grande consumo como o Carnaval

Especialista: Lucas Machado (e-commerce)

Murilo Feitosa (digital e e-commerce)

Como evitar golpes na compra online

Especialistas: Carlos Rafael (Segurança Digital / 5G / inteligência artificial)

Osmany Arruda (Cyber Security e Perícia Forense Computacional)

Direito digital

O que fazer quando cair num golpe digital

Especialistas: Marcelo Crespo (direito digital e penal)

Bruno Bioni (direito civil e proteção de dados)

Comportamento

Compras como fonte de prazer

Especialista: Mariana Malvezzi (psicologia comportamental)

O impacto do Carnaval na vida das pessoas e suas relações de consumo

Especialistas: Pedro de Santi (comportamento do consumidor)

Karine Karam (comportamento do consumidor e antropologia do consumo)

Comportamento e a euforia do consumo

Especialistas: Gabriel Rossi (sociologia do consumo)

Tiago Pereira (ciências do consumo)

Como não comprar por impulso

Especialistas: Paula Sauer (educação financeira e economia comportamental)

Varejo

Como se destacar e atrair mais clientes para o seu negócio

Especialistas: Evandro Lopes (comportamento do consumidor)

Isabella Vasconcellos (comportamento do consumidor)

Dino Gueno (marketing de vendas)

Campanhas e exposição de produtos no ponto de venda

Especialista: Ricardo Pastore (varejo)

Como as lojas físicas podem se destacar e ter preferência pelos consumidores diante da presença de lojas online, como Shein e Shopee

Especialista: Lucas Machado (e-commerce da ESPM)

Jaércio Barbosa (e-commerce)

Marketing

Estratégias de comunicação para ampliar as vendas durante o Carnaval

Especialista: Maurício Felício (comunicação e publicidade)

A força das marcas no Carnaval

Especialista: Marcos Bedendo (branding)

Como investir em publicidade no meio digital durante o Carnaval

Especialista: Diego Oliveira (marketing, mídias e inovação)

De que forma as empresas se beneficiam dos gatilhos mentais na hora da compra

Especialista: Diego Oliveira (marketing, mídias e inovação)


Ética

Política de responsabilidade na ética empresarial no Carnaval

Especialista: Andrey Mendonça (antropologia e contemporaneidade)

Hotelaria

Busca pela procura de hospedagem durante o Carnaval e como o período movimenta esse setor

Especialistas: Vivian Strelau (comportamento do consumidor)

João Figueiredo (Economia Criativa)

Eventos

Como fazer a gestão de grandes eventos de carnaval, como Blocos e Desfiles de Escolas de Samba

Especialista: Marcelo Flores (gestão e planejamento de megaeventos)

Compartilhar