Notícias Empresariais

5 tendências para as empresas combaterem a escassez de talentos em 2024

As empresas em todo o mundo têm sido muito impactadas pela falta de mão de obra qualificada, cenário que deve permanecer em 2024, principalmente nas áreas de tecnologia, saúde, manufatura e serviços.

Em um cenário de constantes mudanças e oportunidades, comportamentos e desejos diversos de diferentes gerações, exigência por habilidades cada vez mais especializadas, além do envelhecimento da população – que tem permanecido ativa por mais tempo, um antigo desafio segue impactando as empresas no cenário global: a escassez de talentos.

Nesse cenário, a Randstad, que realiza diversos estudos ao longo do ano, traz um panorama das tendências que seguirão em alta e que podem auxiliar as empresas a enfrentarem questões como essa, tão latente no mercado de trabalho, com destaque para IA generativa, modelos de trabalho flexíveis, employee experience, DE&I e desenvolvimento constante de carreira.

“As empresas em todo o mundo têm sido muito impactadas pela falta de mão de obra qualificada, cenário que deve permanecer em 2024, principalmente nas áreas de tecnologia, saúde, manufatura e serviços. Sabendo disso, apontamos como as principais tendências destacadas podem ajudá-las a fortalecer-se como marcas empregadoras e ampliarem seus negócios”, comenta Fabio Battaglia, CEO da Randstad Brasil. As tendências são:

Inteligência Artificial

A IA já é uma realidade e vem revolucionando diversos setores da economia, incluindo o mercado de trabalho. A tecnologia deve ser tratada como uma aliada e facilitadora para potencializar a relação humana, permitindo que as pessoas envolvidas em recrutamento e seleção possam ganhar tempo e ser estratégicas, além de criativas, liberando-as de tarefas repetitivas e operacionais.

Nos processos de RH, por exemplo, a tecnologia já é usada para automatizar vagas, fazer triagem de candidatos e selecionar os currículos mais adequados para cada posição. De acordo com o estudo Talent Trends, da Randstad, 50% das empresas afirmaram já investir em análise preditiva e inteligência de mercado voltada para candidatos neste último ano.

Modelos de trabalho flexíveis e especializados

A flexibilidade não é uma novidade, mas o ano de 2023 marcou a volta de muitas empresas a práticas antigas, como o trabalho 100% presencial. Porém, fica o alerta às organizações de que os talentos continuam olhando para esse aspecto, principalmente para atração de novos profissionais nas entrevistas de emprego, o modelo de trabalho é um dos primeiros e principais questionamentos feitos pelos candidatos, por questões de equilíbrio com a vida pessoal, produtividade e satisfação no trabalho.

Dentre todas as opções, a Randstad acredita que o híbrido deve prevalecer como principal opção, para atender tanto às necessidades dos talentos assim como as empresas na cultura organizacional. Além disso, outras modalidades para profissionais especializados, tanto operacionais, como trabalho temporário, e vagas interinas para profissionais mais experientes – denominadas de Talent as a Service – também vêm se destacando.

Experiência do colaborador personalizada e bem-estar

O tempo em que somente um bom salário importava ficou para trás. O valor de se ter benefícios únicos e diferenciados tem sido cada vez mais relevante. Por isso, benefícios flexíveis e remuneração criativa, dedicados às necessidades e preferências dos talentos, relacionadas à flexibilidade, cultura organizacional, desenvolvimento e especialização, programas de apoio emocional, incentivos à atividade física, e até benefícios para pets, por exemplo – tem atraído a atenção dos talentos.

O estudo de Marca Empregadora da Randstad aponta que para 90% dos profissionais brasileiros os benefícios não financeiros são considerados tão importantes quanto os benefícios financeiros.

Diversidade, Equidade e Inclusão

É cada vez maior a consciência sobre a importância de políticas e ações relacionadas à DE&I nas empresas, sendo um diferencial na hora de escolher onde se quer trabalhar. Muitos profissionais estão de olho nesse quesito e tem valorizado organizações que investem em diversidade e respeitam as diferenças.

É mais propenso que as empresas que têm uma cultura inclusiva atraiam os melhores talentos e tenham colaboradores mais felizes, produtivos e criativos. Iniciativas como grupos de afinidade, vagas afirmativas, e contratação de profissionais mais experientes para vagas permanentes e interinas têm sido uma importante alternativa para enfrentar o gap de

habilidades existentes no mercado e contribuído com os negócios – indo além da retenção e atração.

Desenvolvimento de carreira

Oportunidades de progressão na carreira foi o aspecto mais apontado como importante para os talentos nas últimas três edições do estudo, e permanece como uma das prioridades dos profissionais para 2024.

Em um cenário de alta competitividade em que soft e hard skills fazem diferença, as empresas devem investir dentro de casa em seus colaboradores e incentivar a mobilidade interna de profissionais que possuem conhecimento e interesse em atuar em novas áreas e tecnologias.

Compartilhar